A informação na era digital

By Dannilo Santana 2 anos ago
Home  /  Editorial  /  A informação na era digital

Era da Informação ou era digital são termos frequentemente utilizados para designar os avanços tecnológicos advindos da Terceira Revolução Industrial e que reverberaram na difusão de um ciberespaço, um meio de comunicação instrumentalizado pela informática e pela internet.

Na informação, hoje temos uma população que deixou de ser passiva, e passou a ser activa, cada vez mais o cidadão passou a ser um emissor de informação, emissor de conhecimento e de opiniões sobre pessoas, produtos, bens e serviços, estratégias de marcas, e até sobre hábitos e costumes.

Para todos os líderes e gestores, ou para aqueles que usam  da comunicação, para apresentar os seus produtos, defender as suas teses,suas ideias, suas reflexões e conceitos, devem estar muito atentos a velocidade da informação, e por conseguinte a liberdade que estamos a viver em termos de informação.

Mas o grande paradoxo é a liberdade contra o aprisionamento que nós estamos a viver e a permitir, tudo porque,nesta nova era, quase tudo passa pelos aplicativos, estes permitem-nos fazer quase tudo o que quisermos. Mas ao mesmo tempo ficamos com as restrições, e aí sim aprisionados nas performances dos sistemas.

Os tais sistemas que facilitam à vida e que têm a capacidade de organizar dados, processar informações, mas é preocupante do ponto de vista das relações humanas, os sistemas acabam por criar um certo distanciamento e refriamento entres as pessoas.

O uso das plataformas digitais, mesmo que em termos de comunicação, remete-nos a uma reflexão, de até onde devemos ir para encontrar um equilíbrio, para não ficarmos apáticos e fora do universo, o uso constante das tecnologias nos obriga a todos a estarmos nesta aldeia global, onde todos estamos a migrar para este campo.

É só vermos como hoje em dia as instituições atingem os seus públicos alvo mais facilmente, antes de qualquer meio, os digitais acabam por ser aqueles que chegam mais facilmente e de forma directa aos seus potenciais clientes.

A comunicação hoje se bate, em como fazer os seus ajustes, como fazer os seu upgrade, para poder estar estar dentro desta nova dinâmica, nova forma de comunicar, este é o grande desafio da sociedade e das empresas.

Alguns meios de comunicação convencionais vão perdendo a força, coloca-se a questão, será que os jornais e revistas vão desaparecer?

Certamente que não, mas dada a velocidade que a informação hoje é veiculada, urge a necessidade destes meios  se reinventarem e adequarem-se à nova realidade, é por isso que até os jornais e revistas mais conservadores, adoptaram ao formato digital, fruto da nova era.

As instituições  que não queiram ficar para trás em termos de comunicação, naturalmente devem usar as novas farramentas a seu favor, mas devem fazê-lo com profissionais no ramo, porque o mundo empresarial, não está mais para amadores, mas sim para profissionais.

 

 

Category:
  Editorial
this post was shared 0 times
 200
About

 Dannilo Santana

  (4 articles)