Sete pontos cruciais da comunicação corporativa

By Loneus 2 anos agoNo Comments
Home  /  Editorial  /  Sete pontos cruciais da comunicação corporativa

Comunicar é fazer-se entender; é transmitir uma mensagem com garantias de que o receptor compreenda. Se isto não ocorre, não há comunicação. Está apenas a falar consigo próprio. E, infelizmente, muitas empresas ainda não compreenderam a importância da comunicação e continuam a falar para elas mesmas. Isto ocorre devido a uma série de factores. Pensando nisso, elaboramos alguns pontos cruciais da comunicação corporativa sobre os quais iremos discorrer em outras publicações.

 

 Resultado de imagem para publico alvo

 

 

 

 

 

 

Público-Alvo

É um factor primordial no planeamento de qualquer empresa; a definição correcta do público-alvo é determinante para que se alcance os resultados pretendidos com as acções de comunicação. Se a empresa possui produtos direccionados para classes e idades diferentes, é importante pensar em planos de comunicação diversificados, a fim de conseguir comunicar-se efectivamente.

Resultado de imagem para Press Release

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Press Release

Press release é um texto jornalístico sobre algo ou alguém que é enviado aos meios de comunicação. Conhecer e respeitar os times dos jornais é fundamental para que tenha mais chance do seu press release ser publicado. Assim sendo, procure cumprir com os prazos colocados pela assessoria de imprensa para aprovações de press releases ou envio de informações. Tenha em consideração que os prazos são criados levando em conta o time dos meios de comunicação.

Imagem relacionada

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ouvir o cliente
Muitas empresas pensam que comunicar é apenas falar. A via é de mão dupla. Comunicar também é ouvir, sobretudo hoje com a existência de diversos canais que possibilitam a livre expressão. Procure escutar o que o seu cliente tem a dizer sobre si ou o seu produto.

Imagem relacionada

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comunicação interna

Se a comunicação interna  falha, dificilmente a comunicação externa irá funcionar. A informação precisa fluir de forma a chegar até ao assessor, em tempo hábil, para que ele possa escolher a melhor forma de as divulgar. Vale ressaltar que investir numa comunicação interna eficaz com o uso de intranets, jornais murais, informativos internos, entre outros, é uma excelente forma de fazer com que a informação flua.

 

Resultado de imagem para medo de comunicar

Medo de comunicar

A empresa não pode ter medo de expor-se. Para isso, é necessário que saiba responder. Que tenha alinhado internamente respostas para as possíveis questões que possam ser colocadas numa conferência de imprensa ou numa entrevista, por exemplo. Falar de forma simples, directa fazendo uso das inúmeras ferramentas disponíveis para isso.

Resultado de imagem para crise de imagem

 

 

 

 

 

 

 

Gerenciamento de crise de imagem

Quando uma empresa escolhe comunicar, está sujeita a ter retornos positivos e negativos. A melhor forma de gerenciar os momentos de crise de imagem institucional é não se desesperar. Reagir com informações positivas sobre a organização é a melhor forma de tentar “abafar” uma notícia negativa que foi publicada.

 

Resultado de imagem para redes sociais

 

 

 

 

 

 

 

Redes Sociais

É um tiro no pé negligenciá-las actualmente. Quando um cliente pensa numa marca, uma das primeiras perguntas é: tem página no Face? E então, como a sua marca está posicionada na era da informação digital?

Este foi apenas um esboço. Esperamos contar convosco nas nossas próximas publicações!

 

Por Fabiana André/Sala de Imprensa

Category:
  Editorial
this post was shared 0 times
 000
About

 Loneus

  (2 articles)

Leave a Reply

Your email address will not be published.